Passos para controlar um projeto!

1. Iniciação do Projeto

Iniciação é a primeira fase do projeto. É aqui que o valor e a viabilidade do projeto são medidos. Os gerentes geralmente usam algumas ferramentas de avaliação para decidir se devem ou não prosseguir com um projeto:

Estudo de viabilidade – É uma avaliação das metas, cronograma e custos do projeto para determinar se o projeto deve ser executado. Ele equilibra os requisitos do projeto com os recursos disponíveis para verificar se a realização do projeto faz sentido.

Lembrando de sempre colocar todas as informações no Taskfly para controlar o projeto e suas fases.

2. Planejamento do Projeto

Depois que o projeto recebe autorização de início, ele precisa de um plano para ser orientado a equipe e mantê-los dentro do prazo e principalmente orçamento. Um plano de projeto bem escrito fornece orientações e recursos, a obter o financiamento e a aquisição dos materiais necessários. O plano do projeto orienta a equipe a produzir resultados com qualidade, lidar com riscos, criar aceitação, comunicar às partes interessadas e gerenciar recursos.

O plano do projeto também prepara as equipes para os obstáculos que eles podem encontrar ao longo do projeto e ajuda a entender melhor, o escopo e o prazo do projeto.

3. Execução do Projeto

Essa é a fase mais comum ao gerenciamento de projetos. A execução tem tudo a ver com criar entregas que surpreendam o cliente. Os gerentes ou supervisores de equipe fazem isso alocando recursos e mantendo os membros da equipe focados em suas tarefas atribuídas.

A execução depende muito da fase e planejamento. O trabalho da equipe durante a fase de execução faz parte do plano do projeto.

4. Monitoramento e Controle do Projeto

O monitoramento e o controle são executados sempre pelo líder do projeto. À medida que as equipes concluem seu plano de projeto, devem monitorar constantemente seu próprio progresso.

Para garantir a entrega do que foi prometido, as equipes devem monitorar as tarefas para evitar o aumento do escopo, calcular os principais indicadores de desempenho e acompanhar as variações dos custos e do tempo alocado. Essa vigilância constante ajuda a manter o projeto avançando sem problemas.

5. Encerramento do Projeto

As equipes fecham um projeto quando entregam o projeto finalizado ao cliente, comunicando a conclusão às partes interessadas. Essa etapa vital do ciclo de vida do projeto permite que a equipe avalie e documente o projeto e avance para o próximo, usando erros e sucessos anteriores do projeto para criar processos mais fortes e equipes mais bem-sucedidas.

Embora o gerenciamento de projetos possa parecer trabalhoso, utilizando uma ferramenta de controle pode tornar esse desafio mais simples!

Por esse motivo recomendamos o Taskfly que é uma ferramenta adequada para você que precisa superar os desafios diários!

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *