O que é uma fase no seu projeto?

A criação de um projeto possui fases, um ciclo que serve para organizar tudo o que será trabalhado, desde o início até o fim. Ao finalizar as atividades que compõem a trajetória do seu projeto, você estará com seu produto finalizado, ou quase pronto para ser entregue. Neste texto, nós explicaremos o funcionamento dessas fases para que você não perca tempo e nem investimento.

Geralmente, os projetos são criados por uma necessidade e, através dela, tem-se a primeira etapa, que é a de organização e preparação, depois ocorre execução e, por fim, o processo de finalização e entrega do produto.

 

Início

Para iniciar é necessário identificar a necessidade e a finalidade, para criação do seu projeto, em que ele implicará na sua empresa.

 

Organização

A organização vai envolver traçar as metas para que você saiba onde chegar  e como realizar as fases necessárias para atingir seus objetivos. Aqui você deve decidir o quanto pode investir em seu projeto, dividir tarefas e montar um plano de atividades com prazos estipulados para entrega de cada etapa.

 

Mãos à obra

Agora que já se tem uma necessidade e o planejamento, está na hora da execução. Com as funções devidamente divididas na etapa de organização, fica mais fácil de analisar como está o andamento do seu projeto caso haja algum problema inesperado e, se preciso, mudar alguns detalhes de seu plano inicial.

 

Entrega

E, finalmente, a finalização. Aqui é interessante mostrar o seu projeto para o cliente realizar um teste, para que ele te dê um feedback do que pode melhorar e sua opinião sobre o produto, para que você possa acertar os últimos detalhes do que foi produzido.

Esse é o ciclo de vida do seu projeto. As fases farão com que o trabalho não fique tão complicado. A documentação de todas as atividades exercidas é muito importante, te dando uma visão geral de tudo o que foi realizado e facilitando os próximos desenvolvimentos.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *