Tive mudanças no escopo do meu projeto, e agora?

Para um projeto ter sucesso em sua realização é necessário que ele possua um planejamento muito bem detalhado. Isso irá garantir melhor desempenho na execução e entregas feitas dentro do prazo determinado com o cliente.

É normal que tenham algumas mudanças no escopo ao longo do tempo, mas como lidar com essas alterações? Preste atenção nas dicas que trouxemos no blog de hoje.

Entenda a importância do escopo

Antes de tudo você precisa entender qual a necessidade de fazer um escopo do seu projeto. É um plano que deverá conter todas as informações de uma tarefa, como orçamento, prazos, como será feito e qual o resultado que seu cliente espera.

Esse planejamento permitirá maior produtividade de seu colaborador, pois dessa forma ele saberá exatamente como e quando fazer.

Como lidar com as alterações no escopo?

Você não precisa se desesperar caso algo não saia como o planejado, pois é raro algum projeto seguir 100% do que foi estabelecido, afinal, algumas outras ideias aparecem ao longo do processo, ou pode acontecer alguns atrasos de serviços terceirizados, que não podem ser premeditados.

É importante que a sua avaliação seja feita junto ao cliente, para que, juntos, vocês decidam qual a necessidade da alteração e qual a maneira ideal de realizá-la.

Lembre-se de definir sua prioridade. Sim, pode ser que um pequeno detalhe faça com que haja mudanças em outras etapas de seu projeto. Para isso, dê um passo de cada vez e comece por onde é mais importante.

Assim como você organizou todas as ideias no primeiro escopo, as mudanças também devem ser registradas, principalmente pela sua segurança, mas também para evitar retrabalhos.

E por falar em retrabalho, não se esqueça que a comunicação entre toda a equipe deve ser efetiva, afinal, se um colaborador não estiver ciente das alterações, pode prejudicar todo o andamento do processo, o que causará atrasos na produção e entrega.

Se você quer uma forma muito mais simples e prática para escrever o seu escopo, utilize softwares de gestão, como o Taskfly. Essa plataforma permitirá que toda sua equipe tenha acesso às informações e que cada colaborador esteja ciente de tudo o que deverá ser executado. Esse organizador de tarefas mostrará toda a trajetória do seu projeto e agilizará o processo de comunicação entre os integrantes de sua empresa.

Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso sistema? Acesse nosso site (clique https://www.gotaskfly.com/site/) ou assista nossos vídeos pelo Youtube (clique https://www.youtube.com/taskfly)

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *