Oque é uma API?

                API em português significa “Interface de Programação de Aplicativos”, nada mais é que uma plataforma onde permite a integração de um determinado software com sistemas de terceiros.

                APIs são bastante utilizadas por empresas desenvolvedoras de softwares, que desejam ter o seu sistema integrado a produtos de outras empresas, para que os usuários acessem as informações do sistema externamente

                E aí é que está a grande utilidade das APIs, principalmente para empresas: automatizar tarefas que antes eram desempenhadas por funcionários, como preencher planilhas, mudar classificações de clientes, atualizar endereços e outras, às vezes até um pouco mais complexas.

                Exemplo: Imagine uma empresa que use um sistema de atendimento para criar uma solicitação por ticket. Se ambos os aplicativos forem integrados, terá uma automação em que a cada novo atendimento via ticket pode ser por uma página ou sistema, sendo a solicitação encaminhada para um atendente mais rapidamente.

                Uma API, portanto, permite essa comunicação entre dois sistemas online. Essa interface permite que as mais variadas funções de um determinado site, possam ser utilizadas em uma outra plataforma.

                Vantagens de uma API

                Uma interface de programação de aplicativos, ou uma API, pode oferecer uma série de vantagens no processo de integração de sistemas

                Em outras formas de integração de sistemas, é necessário a instalação de recursos que sejam totalmente compatíveis com a plataforma na qual se deseja realizar a integração, no caso de uma API, isso não é necessário. Essa interface possibilita a integração de sistemas totalmente diferentes entre si em relação aos seus bancos de dados, com uma grande agilidade.

                No modelo de integração sem API o processo é demorado, além do alto custo para empresas.

                Através de uma API o processo é mais simples e prático, além da possibilidade de integrar a qualquer plataforma. Com a API de integração as possibilidades são inúmeras.

                Utilizando o GitHub

GitHub é uma plataforma de hospedagem de código-fonte. Nele fica armazenado as versões para gerar as integrações.

                Qualquer pessoa pode acessar sem custo pois é um projeto Open que possibilita a interação de desenvolvedores ou programadores.

                Assim ganhando agilidade e diminuindo custos para empresa. Pensando nisso o Taskfly disponibiliza sua integração para diversas plataformas no GitHub.

Confira em https://www.github.com/cdsinformatica/taskfly

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *