SOBRECARGA DE TAREFAS: Como evitar que seus funcionários se esgotem

“Eu não estou dando conta!” Se você já ouviu isso de algum funcionário, saiba que ele está com uma sobrecarga de tarefas que pode ser muito prejudicial para ele e para o desenvolvimento dos projetos da empresa.

A sobrecarga de tarefas é um mal que está presente em muitas empresas, mas que pode ser evitada. A soma dos exageros de demandas com pouco prazo de entrega faz com que os colaboradores fiquem esgotados e não sejam tão produtivos, além disso, o trabalho pode acabar perdendo a sua qualidade. Para que isso seja evitado, devemos identificar os principais problemas que geraram essa sobrecarga. Sendo assim, neste blog falaremos sobre como evitar que sua equipe se esgote por conta da sobrecarga de tarefas.

Identificar o problema

O primeiro passo é perceber que os funcionários estão ficando esgotados, e isso é possível pelos sinais que eles apresentam. Normalmente, quando estão sobrecarregados, os traços que mais aparecem são: desmotivação, procrastinação, conflitos e adoecimento.

A desmotivação aparece quando ele não se empolga mais para fazer as tarefas que fazia antes, se mostra insatisfeito até mesmo quando realizou um ótimo trabalho. A procrastinação pode aparecer quando o funcionário deixa de fazer a tarefa e empurra para próximo da data da entrega e acaba se atrapalhando para realizar. Os conflitos podem começar a aparecer, pois o stress causado pela quantidade de demandas faz com que ele se incomode ou se irrite com qualquer problema que surge.

O segundo passo, é fazer um feedback, como reuniões frequentes sobre o que é prioridade e o que os outros funcionários também podem ajudar para a realização das tarefas do dia.

E por fim, descobrir o porquê dos funcionários estarem esgotados. Um dos principais problemas desse processo pode ser a falta de organização e priorização das tarefas. Mas como podemos ajudar nessas questões? Segue algumas dicas para que você consiga organizar melhor a sua empresa.

1- Priorização de tarefas

A primeira etapa que deve ser feita na empresa é a separação das tarefas definindo as prioridades. Com isso, os colaboradores sabem o que deve ser a primeira tarefa do dia. Criar objetivos também pode ajudar o funcionário a focar ainda mais em seu trabalho e ser mais produtivo.

2- Comunicação

Ter uma boa comunicação com a equipe e saber como está o desenvolvimento e a produtividade de cada um, pode ajuda-los a melhorar na qualidade de seus trabalhos. Além disso, evitam-se muitos problemas, pois torna tudo mais transparente e dinâmico.

3- Software

Você também pode investir em tecnologias que gerenciam a gestão de tarefas de sua empresa, além disso, fica tudo registrado no sistema. Essa é uma ótima alternativa para a otimização de seu trabalho. Alguns softwares são específicos para esses problemas de gestão de tarefas e evitam a sobrecarga de trabalho dos funcionários, como o Taskfly, que é um software completo e ideal para isso. Acesse o nosso site e saiba mais: http://bit.ly/2rAsFTQ

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *