A importância de fluxo de trabalho.

O que é fluxo de trabalho?

O fluxo de trabalho é um conjunto de tecnologias e ferramentas que permitem que documentos, informações, atividades e tarefas fluam adequadamente na empresa ou no departamento de uma empresa. Os envolvidos no processo seguem uma sequência e praticam certos procedimentos para que possam alcançar os objetivos do processo.

Você não precisa necessariamente automatizar os fluxos de trabalho, com a ajuda da tecnologia, mas esta é sem dúvida a melhor maneira de obter resultados satisfatórios.

Ao utilizar o fluxo de trabalho e suas ferramentas, você pode reduzir falhas de processo, erros de transferência de dados, ganhos e atrasos de tempo, gargalos e desperdícios. E você pode aumentar a confiabilidade e a precisão do procedimento.


Diferenças entre fluxo de trabalho e processos

Reunimos um pequeno resumo de tópicos que mostram alguns contrastes interessantes entre fluxo de trabalho e processos. Continue lendo para entender melhor a diferença entre esses dois conceitos:

Processo é uma sequência de tarefas, fluxo de trabalho é uma maneira de tornar essa sequência mais produtiva e eficiente

Processo é algo que existe naturalmente e flui intuitivamente. Um fluxo de trabalho é analisado, planejado, modelado e automatizado conscientemente e com objetivos bem definidos

Processo é a maneira como uma equipe coordena e se comunica para entregar um resultado. O fluxo de trabalho é uma tecnologia ou ferramenta que pode ajudar a alcançar esse resultado da melhor maneira.

Nem todo processo é automatizado, o objetivo do software de fluxo de trabalho é realmente automatizar processos

O fluxo de trabalho é uma consequência da existência de processos, portanto, é possível que um processo exista sem fluxo de trabalho. Por outro lado, um fluxo de trabalho não pode existir sem o processo correspondente.


O fluxo de trabalho é uma pequena parte do que o BPM pode fazer pelos processos da sua empresa.

Com o software de modelagem BPMN comum, como o TASKFLY , é possível analisar, modelar e aprimorar processos, além de documentá-los e automatizá-los, tudo na mesma ferramenta.

Então, o que você está esperando? Conheça o Taskfly, um software desenvolvido para você!

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *