10 dicas para uma delegação eficaz!

1. Delegue cedo.
Faça um esforço para delegar a tarefa mais cedo, a fim de evitar pressões desnecessárias. Isso permite que a pessoa planeje melhor a tarefa.

2. Selecione a pessoa certa.
Garanta que a pessoa tenha tempo para assumir a responsabilidade. Avalie as habilidades e capacidades de sua equipe e atribua a tarefa à pessoa mais apropriada. Verifique se a pessoa tem o treinamento e os recursos para ter sucesso.

3. Comunique a justificativa e o benefício.
Identifique o motivo da tarefa e como ela contribuirá para os objetivos da empresa, departamento ou equipe. Além disso, aponte como a tarefa delegada pode beneficiar a pessoa. Por exemplo, desenvolva uma habilidade específica. Lembre-se de uma tarefa rotineira para você, que pode ser uma nova tarefa desafiadora para seu subordinado.

4. Delegue a tarefa inteira a uma pessoa.
Isso dá à pessoa a responsabilidade, aumenta sua motivação e evita ambiguidade na prestação de contas. Caso contrário, pessoas diferentes terão ideias diferentes sobre quem faz o que quando.

5. Defina metas e expectativas claras.
Seja claro e específico sobre o que é esperado. Forneça informações sobre o que, por que, quando, quem e onde. Você pode deixar o “como” para eles. Esteja preparado para aceitar informações de subordinados. Confirme e verifique as metas e expectativas da tarefa.

6. Delegar responsabilidade e autoridade.
Assegure-se de que o subordinado receba a responsabilidade e autoridade relevantes para concluir a tarefa. Deixe o subordinado concluir a tarefa da maneira que escolher, desde que os resultados sejam o que você especificou. Esteja disposto a aceitar ideias do subordinado na realização da tarefa.

7. Forneça suporte, orientação e instruções.
Aponte os subordinados para os recursos necessários para concluir a tarefa ou o projeto. Podem ser pessoas com as quais eles precisam coordenar informações cruciais ou estar disposto a ser um recurso.

8. Interesse-se pessoalmente no progresso da tarefa delegada.
Solicite atualização sobre o andamento da tarefa, forneça assistência quando necessário. Tenha cuidado para não ser intrusivo; dando a percepção de que você não confia no subordinado. Mantenha as linhas de comunicação abertas, pois reuniões regulares em grandes tarefas podem fornecer esse feedback contínuo.

9. Se você não estiver satisfeito com o progresso, não retire o projeto imediatamente.
Em vez disso, continue trabalhando com o funcionário e garanta que ele entenda que o projeto é de sua responsabilidade. Dê conselhos sobre maneiras de melhorar. Isso garante responsabilidade e confiabilidade.

10. Avalie e reconheça o desempenho.
Avalie os resultados mais que os métodos. Analise a causa do desempenho insuficiente para obter melhorias e reconheça os sucessos o mais rápido possível.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *