Qual é a importância da delegação na gestão?

A delegação existe para que você não perca horas com tarefas que outra pessoa pode fazer melhor. Independentemente de suas habilidades ou experiência, tentar fazer tudo sozinho irá esgotá-lo rapidamente.

Por exemplo, se você é um diretor de marketing, seu foco deve ser se conectar com os clientes. Não force o aprendizado de como construir um aplicativo em sua programação quando você pode atribuir isso a alguém mais qualificado e que, no final, fornecerá mais valor do que você.

Delegação bem-sucedida é ser capaz de utilizar os talentos individuais de cada um em sua equipe. Quando feito da maneira certa, sua produtividade aumentará, o fluxo de trabalho será mais suave e o gerenciamento de tarefas será bem menos problemático.

O processo de delegação

Em teoria, delegar funções e responsabilidades é simples de entender. Mas, na prática, pode ser difícil de dominar. Aqui estão duas etapas do processo de delegação que podem ajudá-lo a realizá-lo com mais facilidade.

1. Identifique as tarefas que deseja delegar

A primeira etapa para delegar com eficácia é decidir quais tarefas e responsabilidades você deseja atribuir a outra pessoa de sua equipe. Dê uma olhada no trabalho que você tem atualmente em seu prato e pergunte-se: qual destes é totalmente necessário para eu fazer e qual poderia ser feito melhor por outra pessoa?

Além disso, você também deve considerar as restrições de tempo. Você realmente tem tempo para fazer todas essas tarefas? Seja totalmente honesto sobre sua carga de trabalho atual. Você perderá potencialmente prazos cruciais se os fizer sozinho? O objetivo da delegação é manter um fluxo de trabalho tranquilo e evitar que você fique sobrecarregado, portanto, tenha isso em mente antes mesmo de pensar no que delegar.

2. Decida a quem você vai delegar o trabalho

Um dos segredos para uma delegação eficaz é compreender os pontos fortes de todos em sua equipe. Depois de preparar uma lista de tarefas que vai delegar, a próxima coisa a fazer é encontrar as pessoas certas para atribuí-las.

Comece observando seus conjuntos de habilidades e seus horários. Por exemplo, se você precisar fazer modificações em várias postagens do blog, faria sentido delegar a alguém da equipe do blog, ou pelo menos a alguém da equipe de marketing.

Depois de organizar tudo e finalizar seus planos de delegação, é hora de começar a atribuir tarefas à sua equipe.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *