Análise de dados do cliente.

Vamos examinar as principais práticas recomendadas de análise de dados de clientes para ajudar sua marca a desenvolver melhores conexões entre canais com clientes e clientes potenciais.

1. Seja claro sobre quais resultados são necessários

Realizar análise de dados de clientes ou envolver-se no gerenciamento de dados de clientes consome tempo, energia e outros recursos valiosos que sua empresa não pode desperdiçar. Portanto, antes de se envolver em qualquer análise de dados real, você precisa ter uma clareza cristalina sobre os resultados que sua marca está tentando alcançar por meio dessa análise.

O objetivo principal de sua marca está caminhando para a aquisição ou retenção de clientes no próximo ano? 

Sua empresa quer vender mais de um produto específico ou vender mais de toda a sua linha de produtos?

Sua empresa se concentrará em capturar negócios de fontes existentes ou novas e emergentes?

Ter clareza sobre quais resultados são mais importantes para você e sua organização determinará em quais dados vale a pena prestar atenção. É por isso que este é o número um em nossa lista de melhores práticas de análise de dados de clientes.  

2. Deixe claro o que importa 

Sua marca tem acesso a mais dados do que poderia saber o que fazer com eles. Em vez de tentar incorporar tudo isso em seu processo de análise de dados, corte o que não importa. Em outras palavras, deixe claro quais entradas de dados significam mais para sua marca. Essas entradas serão seus indicadores chave de desempenho (KPIs), e a história que eles contam moldará grande parte da tomada de decisão que sua empresa fará no futuro.

Tenha em mente, é claro, que o que importa para a equipe de marketing é diferente do que importa para a equipe de vendas, que é diferente do que importa para o departamento de atendimento ao cliente etc. Como equipes diferentes colocarão pesos diferentes em KPIs diferentes, você precisa ter certeza de que todos os departamentos de sua organização são representados de alguma forma por meio de seus KPIs. Ignorar as necessidades de dados do cliente de qualquer departamento é invalidar todo o processo de análise de dados do cliente. 

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *