O que é importante para o planejamento e a entrega de um projeto?

23Muitas vezes, temos um projeto a ser realizado, mas, não sabemos nem por onde começar a execução deste trabalho. Para que ele saia bem feito e dentro do prazo, é importante entender que todo tipo de projeto, seja ele qual for, necessita de um planejamento prévio, para, então, poder ser entregue.

Sendo assim, podemos nos policiar e nos acostumar a seguir algumas etapas que colaborarão para o planejamento de um projeto.

Data

Quando você precisa realizar uma tarefa muito específica e importante, a primeira coisa que deve ser estabelecida é qual o prazo que você terá para cumpri-la.

Além da data final, você deve definir uma data de previsão de entrega, que seja ainda antes do último prazo. Com isso, você terá uma pequena margem para possíveis imprevistos.

Fase

Conforme o tempo for passando, você precisa saber em qual fase exatamente está o seu projeto. Backlog (quando ainda nem foi iniciado), em andamento, em aprovação ou se já foi entregue.

Conhecer e identificar bem quais são estas fases é um ponto essencial para a realização eficaz de projetos.

Prioridade

Dentre todas as outras tarefas e atividades que você desempenha ao longo da sua rotina, qual a prioridade deste projeto? Defina se é alta, média, baixa ou urgente.

Tempo gasto previsto

Ainda que não seja algo muito preciso, se você calcula e estipula uma previsão de tempo média que você levará para concluir o seu projeto, mais produtividade você poderá ter em seu desempenho.

Descrição da tarefa e dos afazeres

Uma etapa importantíssima no planejamento de um projeto é saber descrever todos os detalhes e as características que estão relacionadas a ele. Fazendo isso, você garante que nenhuma informação será perdida no decorrer do processo.

Custo estimado

Calcule e tenha sempre em mente quanto ter custará a realização deste projeto. A maneira mais viável de planejar um trabalho é controlando com responsabilidade o custo que possui.

Principais responsáveis

Por fim, estabeleça quem são os responsáveis neste projeto e delegue as funções e tarefas de cada um.

Se você deseja planejar, executar e entregar os seus projetos com eficiência, você pode utilizar um gerenciador de tarefas como o Taskfly. Todas estas etapas aqui descritas são utilizadas como campos a serem preenchidos por você na ferramenta.

A maneira ideal de garantir que nada será esquecido ou ultrapassado durante a realização do seu projeto.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *