Por que devo saber controlar meu tempo?

Vamos começar refletindo: Você considera que administra bem o seu tempo? E quais estratégias ou táticas utiliza para isso?

Administrar o próprio tempo parece uma tarefa simples, mas, na realidade, requer prática e conhecimento. A primeira, pois, a prática é essencial para desenvolver a habilidade de qualquer coisa. E, como muitas pessoas acreditam que controle de tempo está relacionado ao cumprimento de várias tarefas em pouco tempo, o conhecimento diz respeito à qualidade do seu trabalho.

É aí que entramos na explicação da diferença entre pressa e agilidade.

Você tem pressa ou é ágil?

Essa diferenciação tem um impacto importantíssimo nos resultados dos seus trabalhos. Afinal, quando desenvolvemos algo com pressa, não significa que teremos um resultado de qualidade, já que a falta de zelo e atenção podem prejudica-lo.

Porém, quando sabemos ser ágeis, entende-se que você é capaz de produzir com excelência e, ao mesmo tempo, sem demora ou enrolação. Sendo assim, compreendemos que, quando queremos controlar melhor o nosso tempo, queremos e devemos saber trabalhar com agilidade, e não pressa.

E o que isso tem a ver com custos?

Tudo! Você provavelmente já ouviu o jargão de que “tempo é dinheiro”. Lembre-se que cada minuto que você gasta em uma atividade ou projeto é tempo do seu trabalho, ou seja, tempo que vale “grana”.

Sendo assim, podemos entender que, menos tempo gasto em uma tarefa, menos ela me custou. Portanto, quanto mais ágil você for, mais tempo você também está disponibilizando para realizar outras tarefas que te deem retorno financeiro.

Saiba como fiscalizar seu próprio tempo

Para dar início ao hábito de controlar melhor o tempo que você gasta nas suas tarefas, você precisa de métodos ou estratégias que te auxiliem nisso. O ideal é ter um verdadeiro cronômetro que calcula quanto tempo você leva para fazer determinadas tarefas.

O Taskfly possui esta função! Ao dar início a uma atividade, o tempo começa a correr, até que você a dê como finalizada. Depois, você pode conferir qual a sua média de tempo por trabalho, organizando melhor sua rotina e diminuindo seus custos – principalmente de tempo.

 

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *