Projeto – O que é e para que serve um projeto?

Provavelmente você já deve ter escutado – talvez até mais de uma vez – que precisamos planejar e desenvolver nosso projeto, para que os objetivos estabelecidos sejam atingidos.

Inclusive, aqui no blog, várias vezes abordamos as temáticas relacionadas aos projetos que devem ser desenvolvidos nas empresas e organizações. Mas, a pergunta que não quer calar: afinal, o que é um projeto pra você?

Definição

Um projeto pode ser definido como “a intenção de fazer ou realizar algo”. Em um ambiente empresarial ou corporativo, o projeto é um determinado planejamento que realizamos para atingir um objetivo definido.

Ou seja, quando temos um projeto para desenvolver, entendemos que, provavelmente, dedicaremos nosso tempo e nosso esforço nas tarefas que estão relacionadas a ele.

Qualquer tipo de projeto em qualquer área deve conter: um planejamento prévio, estabelecendo seu escopo (ou objetivo); recursos, para viabilizar a sua execução; e o controle do prazo que garantirá que ele será finalizado e entregue, ou seja, chegará ao fim daquilo que foi proposto.

Sendo assim, já sabemos que, se ele precisa ser finalizado e entregue, todo projeto é temporário e possui um prazo final para seu cumprido.

E para que ele serve?

Se sabemos que o projeto possui um objetivo específico, então, é porque queremos chegar a algum lugar com ele. Logo, um projeto existe para que alcancemos nossas metas.

Quanto melhor gerenciados são os projetos de uma organização, melhores serão os resultados obtidos a partir daquele planejamento, daquela execução e daquela entrega. Sendo assim, é importantíssimo que as empresas consigam identificar a necessidade de administrar e controlar os próprios projetos.

Ferramentas de gerenciamento de projetos são soluções tecnológicas, acessíveis e eficazes para isso. E é como funciona o Taskfly, que pode controlar uma série de etapas de cada projeto individualmente. A alternativa ideal para os afazeres do dia a dia.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *